A revista Super Interessante de julho de 2012 traz uma reportagem abordando concentração. São 8 páginas que descrevem algumas técnicas simples para melhorar a concentração. A reportagem começa trazendo um relato extraído de uma edição do jornal New York Times de 1910, que descreve os problemas que Thomas Edison percebeu em relação à sua concentração. Vale a pena ler as dicas, pois a cada dia temos mais fatores que dispersam o foco de nossa mente.
quinta-feira, 28 de março de 2013
quarta-feira, 27 de março de 2013
Educação a distância - Início e os desafios de ontem e hoje
Léa Fagundes (Pelotas, 16 de março de 1930) é uma pedagoga e psicóloga brasileira, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano e coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS. Léa é considerada pioneira no uso da informática nas escolas do Brasil, tendo acompanhado as transformações da educação brasileira há mais de 60 anos, período no qual recebeu prêmios internacionais como o deEducación y TIC e um diploma de reconhecimento na categoria "Comunicação e Informação" pela UNESCO, no ano de 2006.
Focou seu trabalho nos fundamentos da psicologia genética direcionada a construção do conhecimento pela criança. Trilhou, então, os caminhos da inclusão digital, educação a distância e outras tecnologias digitais desde a década de 1970, tendo fundado o primeiro grupo brasileiro a estudar o desenvolvimento cognitivo infantil, o LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS). Na década seguinte, na qualidade de especialista em Jean Piaget, Léa realizou consultorias internacionais sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação e formação de professores. No Brasil, ela é coordenadora do programa do Ministério da Educação para a aquisição de tablets na região Sul e no Amazonas. De modo crítico, Léa propõe alternativas aos tradicionais modelos hierárquicos na relação professor e aluno e na estrutura da escola, afirmando que o computador é mais que uma ferramenta pedagógica e que o professor deve se deixar conduzir pela curiosidade e pelo prazer de explorar novidades, da mesma forma que os alunos. Ainda no âmbito da informática, ela defende o uso de software, com acesso gratuito pela internet e dos recursos educacionais abertos.
É a principal pesquisadora brasileira a focar o trabalho em fundamentos da psicologia para inclusão digital, educação a distância e tecnologias digitais, desde a década de 80.
Fonte consultada: Wikipédia
Entrevista com a Doutora Léa Fagundes sobre educação a distância
terça-feira, 26 de março de 2013
TDAH (DDA) - Ana Beatriz Barbosa Silva
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Por vezes, esse distúrbio é chamado de DDA (distúrbio do déficit de atenção). Você pode consultar mais no sítio da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA): http://www.tdah.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=11&Itemid=116&lang=br
Na escola, o aprendiz com TDAH mostra dificuldades em prestar atenção nas aulas. Distrai-se facilmente e fica com a mente vagando quando o professor está falando. Tem pouca paciência para estudar e fazer suas tarefas. É muito agitado, inquieto, apesar de ter uma grande capacidade em fazer várias atividades ao mesmo tempo. Desta forma, tem seu desenvolvimento escolar prejudicado pelo transtorno.
O grande desafio dos pais e professores é aprender a lidar com estas crianças, conhecer suas limitações e descobrir como ela consegue adquirir conhecimentos de uma forma permanente.
segunda-feira, 25 de março de 2013
Material Interativo para Tablet
Pais ou professores!!! Vocês já podem usar o tablet como instrumento de ensino e aprendizagem.
O IESDE (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino) desenvolve sistemas de ensino qualificados e adaptados à realidade brasileira, por meio do conceito de Inteligência Educacional. Se interessar, o sítio da empresa é: http://www.iesde.com.br
Assistam o vídeo de demonstração de um de seus aplicativos, que trata do estudo do coração . Vale a pena!!!
domingo, 24 de março de 2013
Dr. Reuven Feuerstein - e a Teoria Da Aprendizagem Mediada
Professor Reuven Feuerstein nasceu em 21 de agosto de 1921 em Botosan, Romênia. De 1950 a 1955 estudou na Universidade de Genebra, sob o comando de Andrey Rey e Jean Piaget, completando a sua formação em Psicologia Geral e Clínica (1952) obtendo sua licença em Psicologia (1954). Em 1970 Feuerstein conquistou seu título de Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento na Sorbonne.
Foi o fundador do ICELP ( International Center for the Enhancement of Learning Potential) onde ainda trabalha. A teoria da modificabilidade cognitiva estrutural cognitiva por ele desenvolvida está centrada nos conceitos de que a inteligência é plástica e modificável e que pode ser pensada. Também afirma que a inteligência pode ser desenvolvida em um ambiente de aprendizagem mediada criado a partir da teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada. Ainda, afirma em sua teoria, que toda pessoa é capaz de aumentar seu potencial de inteligência, independente de problemas que possa ter ou da idade.
sexta-feira, 22 de março de 2013
Bullying nas Escolas
Bullying é uma palavra da língua inglesa que ainda não tem uma tradução exata para o português. Na tradução direta, significa intimidação, coação, assédio e perseguição.
Infelizmente é hoje uma prática frequente nas escolas. O Professor Dan Olweus da Universidade da Noruega iniciou pesquisas sobre tendências suicidas entre adolescentes e percebeu que estes estavam sofrendo ameaças. Começou então estudos para entender esse comportamento, que hoje tira o sono de alguns alunos e suas famílias.
Assista no vídeo a entrevista com o educador Marcos Meier no jornal Bom Dia Paraná da RPC - Rede Paranaense de Televisão, da Rede Globo. O assunto é o Bullying e o processo de aprendizagem nas escolas.
quinta-feira, 21 de março de 2013
Dia Mundial da Síndrome de Down
Hoje está sendo comemorado pela oitava vez o "Dia Mundial de Síndrome de Down".
A Assembléia Geral das Nações Unidas reconheceu oficialmente em 2011 esse dia.
O dia 21/03 foi escolhido pois faz alusão à trissomia 21.
Para comemorar convido todos à assistirem o filme "Os Colegas".
A Assembléia Geral das Nações Unidas reconheceu oficialmente em 2011 esse dia.
O dia 21/03 foi escolhido pois faz alusão à trissomia 21.
Para comemorar convido todos à assistirem o filme "Os Colegas".
Assinar:
Postagens (Atom)