Numa palestra proferida por Ken Robinson em 2006, no TED, ele diz: "Estamos acabando com a criatividade das crianças. As crianças não tem medo de errar. Não que errar seja o mesmo que ter criatividade. A maior parte das crianças perdem essa capacidade. Elas têm pavor de errar. Se você não estiver preparado para errar, nunca terá uma ideia original. Os sistemas educacionais hoje, passam aos alunos, que errar é a pior coisa que pode acontecer. O resultado disso é que estamos educando pessoas para serem menos criativas".
Também fala sobre os currículos utilizados por todo o mundo: "Todos os sistemas educacionais do planeta tem a mesma hierarquia de disciplinas. No topo estão a Matemática e as línguas, depois as humanas e por último as artes".
Relembra como foi construída a escola: "Os sistemas educacionais foram concebidos para atender a demanda da industrialização. Desta forma a hierarquia está apoiada em duas ideias. A primeira é que as disciplinas mais úteis para o trabalho estão no topo. Desta forma, os alunos eram afastados de assuntos dos quais gostavam, com a premissa de que nunca iriam utilizá-los para conseguir um emprego. A segunda é a aptidão acadêmica, que veio dominar nossa visão de inteligência. A consequência disso é que muitas pessoas altamente talentosas, brilhantes e criativas, pensão que não são, porque, no que elas eram boas na escola, não eram valorizadas ou eram até estigmatizadas.
Fala também sobre a inteligência com enfoque em três fatores. No final diz: "Nossa única esperança para o futuro é a adoção de uma nova concepção de ecologia humana, em que comecemos a reconstituir nossa concepção da riqueza da capacidade humana. Nosso sistema educacional explorou nossas mentes como exploramos a terra, isto é, em busca de um recurso específico. E, para o futuro, isso não serve. Temos que repensar os princípios fundamentais em que baseamos a educação de nossas crianças".
Não deixe de assistir à palestra completa através do link:
Ken Robinson diz que as escolas acabam com a criatividade
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