terça-feira, 23 de abril de 2013

Impacto do autismo na família


Hoje resolvi abordar o impacto dos pais quando descobrem que seu filho é autista e os desafios que enfrentam na sociedade. Algumas escolas, ainda não estão preparadas para receber essas crianças. Ainda há muito a se fazer para que as escolas e seus professores estejam prontos para recebê-los. Com relação às pessoas que não tem autistas na família, diria que é interessante conhecer um pouco sobre suas atitudes e sua realidade para que possam interagir com eles.

O autismo não é uma enfermidade, é um sofrimento complexo do cérebro que implica em problemas sociais, de conduta e de linguagem. O autismo não discrimina. Não importa em que parte do mundo você viva. Sejam filhos de ricos, de pobres, pessoas comuns e normais ou de personalidades conhecidas. Qualquer criança pode ter autismo. O autismo impacta a família de muitas formas.
O autismo é um enigma inquietante que afeta tanto à criança como toda a família. O cuidado que requer uma criança autista é muito exigente para a família da criança. Os pais estão expostos a múltiplos desafios que têm um impacto forte na família (emocional, econômico e cultural). O apoio profissional pode ajudar a lidar com uma criança autista. Os conselheiros ajudam aos pais a aprender a forma de manejar as condutas. O cuidado de uma criança com autismo pode ser exaustivo e frustrante. Infelizmente, nem todas as famílias têm acesso a esses serviços profissionais. Seja por falta de conhecimento ou de recursos financeiros.
Fonte: http://br.guiainfantil.com/autismo/160-a-familia-de-uma-crianca-autista.html

Escolhi também um vídeo para vocês assistirem, onde pais falam sobre o impacto ao descobrir o autismo em seu(s) filho(s) e como estão lidando com essa realidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário